ALDEIA JAGUAPIRU PERDE CASA DE REZA EM INCÊNDIO

porValdomiro Cardoso

ALDEIA JAGUAPIRU PERDE CASA DE REZA EM INCÊNDIO

Na madrugada do dia 08 de julho um Incêndio na Aldeia Jaguapiru dentro da Reserva Indígena de Dourados, destruiu a Casa de Reza que ficava sobre a responsabilidade dos Anciãos Cacique Getúlio Juca e Sra. Alda. O espaço é sagrado para os Guarani-Kaiowá, chamado de Gwyra Nhe’engatu Amba na língua kaiowá, era a última construção para esta finalidade que resistia na terra indígena. Recentemente realizou-se um projeto para reforma, mas infelizmente não foi possível a concretização.

O local era referência cultural da comunidade, recebeu diversos eventos. Também utilizado para orientação espiritual, cantos tradicionais aos mais jovens, além de receber crianças para batismo, benzimento e tratamentos médicos tradicionais. Era o principal meio de conhecimento para o povo indígena. Para os nativos, a casa de reza é mais do que o local de prática de rituais religiosos, é ao mesmo tempo o fortalecimento da resistência do povo Guarani-Kaiowá na região. 

Sua estrutura era feita de madeira e palha fazendo com que o fogo se alastrasse destruindo tudo rapidamente, os moradores tentaram apagá-lo, mas não obtiveram sucesso. O corpo de bombeiros foi acionado, mas não houve tempo suficiente para combater o incêndio.

Por Andressa Ymara Villas Bôas

Revisado por Valdomiro Cardoso Filho

Dourados, 10 de julho de 2019

Missão Evangélica Caiuá

Rede Social

Sobre o Autor

Valdomiro Cardoso administrator

Deixe uma resposta