CAPACITAÇÃO MULTIDISCIPLINAR DO HOSPITAL PORTA DA ESPERANÇA

porValdomiro Cardoso

CAPACITAÇÃO MULTIDISCIPLINAR DO HOSPITAL PORTA DA ESPERANÇA

O “Projeto Aldeia Sem Males” coordenado pela Missão Evangélica Caiuá (MEC), Núcleo de Educação Escolar Indígena (NEEI/CEAID/SEMED), Faculdade Intercultural Indígena (FAIND/UFGD), Associação Beneficente Salvare (ABS) e Escolas Indígenas.

A Capacitação de equipe multidisciplinar do Hospital Porta da Esperança da Missão Evangélica Caiuá, tem a finalidade de capacitar os colaboradores para que estejam mais preparados para atender a comunidade indígena no quesito drogas lícitas e ilícitas. Ela faz parte das metas do Incentivo para Atenção Especializada aos Povos Indígenas (IAE-PI), qualificação prevista na Saúde dos Povos Indígenas.

Foram ministradas duas palestras: a primeira, com o Sr. Élvio Bogarim, agente da Polícia Federal que falou os tipos de drogas e seus efeitos, trazendo um enfoque sobre as consequências sociais e de segurança pública. Falou ainda sobre os cuidados e como estas drogas são comercializadas e as respectivas ações de prevenções e apreensões realizada pela Polícia Federal.

A segunda palestra foi o Prof. Dr. Neimar Machado de Sousa, da Faculdade Intercultural Indígena de Dourados-MS (FAIND/UFGD) que abordou as questões interculturais das drogas na cosmovisão guarani. Orientou como o guarani-kaiowá entende as drogas, quais os tipos que fazem parte da cultura e a questão da inserção da bebida alcoolica destilada na comunidade. Trouxe orientações de como abordar e compreender a situação a partir da cultura indígena.

 

Conclusão

No encerramento foram abertas oportunidades para realizarem perguntas, sendo que no decorrer da capacitação foram realizadas diversas contribuições do grupo.

Ao todo tivemos participação de profissionais da saúde, educação, serviços gerais e administração.

Rede Social

Sobre o Autor

Valdomiro Cardoso administrator

1 comentário até agora

Maria Luzinete Evangelista Pereira ArgueloPostado em3:49 am - nov 10, 2019

Muito bom esse projeto parabéns para todos os organizadores do evento e os parceiros!!!

Deixe uma resposta